OPERÁRIO FERROVIÁRIO – Lançamento da linha de uniforme para a disputa da Série D
Overview
Uma das principais marcas e a maior paixão de Ponta Grossa, o Operário Ferroviário é um clube centenário que, em 2014, se encontrava em fase de transição e rumo à ascensão. Nesse período foi criado o Grupo Gestor do futebol profissional, capitaneado por Álvaro Góes. Fomos contratados em dezembro de 2014, logo no início deste processo, com a missão de profissionalizar a comunicação do time.
o que fizemos
Estruturamos plataformas físicas e digitais para um melhor aproveitamento publicitário, e criamos novas oportunidades com uma grade real de entrega garantida das contrapartidas, inclusive com relatórios mensais. Também estruturamos a logística das ações de merchandising no gramado para equalizar a exposição das marcas parceiras. Criamos um Departamento de Comunicação local para as demandas cotidianas, com um jornalista da Persona alocado especificamente para este objetivo. Assim elevamos a qualidade do relacionamento com a imprensa. Outro ponto alto foi a edição limitada da camisa chamada “A Alvinegra”, com os logotipos de todos os patrocinadores em preto e branco, baseado num case da Copa União de 1987, onde a Coca-Cola usou, pela primeira vez, a aplicação de sua marca em preto, atendendo ao pedido do Grêmio, Botafogo e Santos. Fizemos um evento de lançamento da camisa, com desfile e jantar para a diretoria e parceiros.
Resultados
O clube obteve mais de 7 milhões
de reais em mídia espontânea em todo o Brasil naquele período, aumentou substancialmente sua receita e também o nível de satisfação dos patrocinadores. Consolidou o programa de sócio-torcedor com mais 3.500 membros e garantiu o posicionamento de um clube campeão, extremamente competitivo e com excelentes oportunidades de espaços publicitários. A edição limitada da camisa “A Alvinegra” projetou a venda do artigo e gerou engajamento com a torcida com excelente volume de feedbacks positivos..